MrCAP supera a concorrência na proteção de pintura
Qual é a real proteção que um revestimento de pintura oferece? Os produtos existentes no mercado cumprem o que prometem, ou seja, a camada protetora da pintura é eficaz até quantas lavagens? A MrCAP tem milhares de clientes satisfeitos, e os nossos testes comparativos mostram que o nosso FormulaU Ceramic, um produto proprietário, desenvolvido pela nossa casa mãe na Suécia, funciona na perfeição! Mesmo assim, decidimos levar a cabo um estudo, efetuado por um laboratório externo e imparcial, comparando o nosso produto, o FormulaU Ceramic, a uma série de produtos amplamente reconhecidos no Mercado.
O estudo concluiu, em 891 medições distintas, que 10 produtos concorrentes desaparecem da superfície da viatura após apenas 1 lavagem. Ficamos positivamente surpreendidos que o nosso produto, FormulaU Ceramic, tenha obtido resultados para além dos objetivos do teste!
No final de 14 ciclos de lavagem extrema (correpondentes a 182 lavagens manuais) o FormulaU Ceramic continua a proteger ativamente a pintura da viatura!
FormulaU Ceramic – A proteção mais duradoura!
Na sua comunicação de marketing, as marcas afirmam ter os melhores produtos. Mas nem todas podem ser a melhor. Normalmente, alguns produtos são bons, enquanto outros têm desempenho inferior. Portanto, pode ser difícil para o consumidor saber o que é verdade. O nosso objetivo era apenas saber qual é realmente a melhor compra. A nossa própria experiência mostrou que o nosso FormulaU Ceramic é provavelmente a melhor proteção para a pintura de um carro. Os nossos testes de longo prazo mostraram que o FormulaU Ceramic supera largamente outros produtos. Mas para termos a certeza, decidimos conduzir uma pesquisa junto de um laboratório independente, do nosso próprio produto, FormulaU Ceramic, e de produtos de fabricantes concorrentes. Recorremos à melhor instituição Sueca, o RISE (Research Institute of Sweden) para obter uma resposta a estas questões através de um teste científico objetivo. A missão da RISE foi comparar a proteção do MrCAP FormulaU Ceramic e o produto correspondente para o mercado marítimo, MrCAP FormulaU Ceramic Marine Gelcoat Protection com 13 outros produtos concorrentes conhecidos.
Solicitamos, sob condições controladas, um teste científico comparativo em laboratório, o mais próximo possível da realidade. O objetivo foi investigar qual dos produtos tem melhor durabilidade contra o desgaste que ocorre quando o carro é usado e lavado normalmente. Ou seja, o produto que oferece a melhor proteção ao longo do tempo. Os gráficos mostram que os produtos MrCAP sobreviveram ao uso e desgaste prolongado, e são efetivamente, de longe, os melhores. Apenas um produto concorrente se mostrou comparável. Os gráficos do teste mostram o ângulo de contato (veja o quadro seguinte) medido em diferentes estágios; primeira medição antes de aplicar o revestimento de superfície, em seguida, medição após aplicação e endurecimento e, em seguida, medição após cada ciclo de lavagem, 1, 2, 3, etc. Ambos os produtos FormulaU Ceramic da MrCAP obtiveram os melhores resultados. Os produtos concorrentes mostraram, com apenas uma exceção, capacidade muito baixa de proteger superfícies ao longo do tempo
Como foi efetuado o estudo
Antes do teste, vários painéis de aço idênticos foram pintados com a mesma tinta industrial regular usada na indústria automóvel. Além disso, foram produzidos painéis de fibra de vidro com revestimento de gel vermelho, para testar produtos marinhos em paralelo. Os produtos de proteção de superfície foram então aplicados nos painéis de aço pintados e painéis de fibra de vidro que fizeram parte do teste em laboratório. A aplicação dos produtos foi feita de acordo com as instruções de cada fabricante. Antes de cada lavagem, os painéis de aço pintado e os painéis de fibra de vidro foram submetidos a um tratamento com dois tipos diferentes de desengorduramento.
A parte crucial do teste incluiu uma sessão num equipamento de abrasão, equipado com duas esponjas montadas em paralelo que foram continuamente humedecidas com um shampoo comum de carro, varrendo a superfície sob pressão constante. Em cada ciclo de lavagem as esponjas foram puxadas 20 vezes para a frente e para trás sobre os painéis, ou seja, 40 vezes.
Pela nossa experiência, sabemos que numa lavagem manual automóvel, uma esponja é passada, em média, 3 vezes sobre cada superfície pintada. Um ciclo de lavagem no teste de laboratório corresponderia então a aproximadamente 13 lavagens manuais (um carro é lavado em média 18 vezes por ano). Após cada ciclo de lavagem, exatamente 3ml de água foram derramados na superfície de teste com uma pipeta de laboratório. Em seguida, o ângulo de contato com a superfície da tinta foi medido com um microscópio e registado. O procedimento foi repetido até que a medição mostrou que a camada de produto protetor havia desaparecido da superfície. Ou seja, quando a leitura estava de volta ao mesmo nível de antes da aplicação do respetivo produto de revestimento de superfície. Desta forma, pode-se observar como cada ciclo de lavagem afetou a durabilidade do respetivo revestimento do protetor.
O teste foi levado a cabo numa série de etapas. Primeiro a medição inicial apenas em chapas de metal pintadas, depois a medição da superfície pintada tratada com produtos de revestimento de superfície de proteção endurecidos e, em seguida, medição após cada ciclo de lavagem. Após dois ciclos de lavagem no teste de abrasão, 12 dos produtos nossos concorrentes desapareceram por completo, ou seja, não havia camada protetora de superfície deixada nas pintura.
O resultado final do teste
Os gráficos falam por si. A pesquisa, totalizando 891 medições, mostrou que 10 produtos concorrentes desapareceram da superfície após um ciclo de lavagem. Mais dois produtos acabaram por desaparecer após dois ciclos de lavagem e um ficou presente durante oito ciclos. Mas depois de 14 ciclos de lavagem no teste de abrasão, tanto a nossa Proteção de Pintura para Carros FormulaU Ceramic quanto a Proteção de Gelcoat Marinho FormulaU Ceramic ainda estavam presentes e ativos em cada superfície.
Ficamos assim convencidos de que as propriedades superiores do FormulaU Ceramic são o resultado de nossos próprios testes constantes, bem como da aplicação do resultado de estudos da física por trás das superfícies hidrofóbicas e de métodos inovadores de aderência.
A Informação que se segue é um excerto do documento original dos Resultados do Teste de Laboratório:
Data: 2016/11/22
Referência: 3P07507
Testes comparativos de produtos de proteção de pintura automóvel e GelCoat Marinho
Resumo
Comparação entre 15 selantes químicos diferentes para proteção de pintura automóvel. Foram realizados 3 ensaios independentes. Os testes realizados foram:
- Medição do ângulo de contato e abrasão com produtos de limpeza – relatório 3P07507
- Resistência ao desgaste químico – relatório 3907507-1
- Propriedades de bloqueio aos raios UV – relatório 3P07507-2
13 dos produtos, foram testados em painéis de aço pintado, e 2 produtos foram testados em painéis de fibra de vidro gelcoated. Nas medições de abrasão em carro/barco, produtos de limpeza e subsequentes medições do ângulo de contacto, distinguem-se 3 dos produtos: MrCAP FormulaU Ceramic Car Paint Protection e MrCAP FormulaU Ceramic Gelcoat Marine aplicado em ambos os painéis de aço pintado e em painéis de fibra de vidro com um resultado de durabilidade superior a 14 ciclos de lavagem (teste máximo), e PPS pintura selante, com uma durabilidade de 9 ciclos de lavagem. Todos os outros produtos não ultrapassaram uma durabilidade entre 1 e 3 ciclos de lavagem.
Um ciclo de lavagem é composto por 20 movimentos para trás e para a frente nos testes de abrasão, 40 no total, o que corresponde a 13 lavagens de carro manuais padrão.
A resistência ao desgaste químico foi testado com dois produtos químicos, de ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) e hidróxido de sódio (NaOH) e depois foi examinada ocularmente, nomeadamente no que diz respeito ao brilho e mudança de cor. Todos os produtos suportaram o ácido sulfúrico sem qualquer impacto negativo. No entanto, os testes com NaOH revelou apenas 7 produtos sem impacto negativo, perda moderada em 5 produtos, no brilho mas sem nenhuma mudança na cor e 3 dos produtos com a nítida perda de brilho e mudança de cor.
As propriedades anti-UV não fornecem grandes diferenças entre os produtos testados. Não há nenhum ou muito pouco aditivo anti-UV em todos os produtos testados.
Introdução
Existe um vasto número de ceras e outro tipo de proteção de superfície no mercado tanto para carros, como para barcos, destinados a tintas automóveis e fibra de vidro gelcoated. Alguns produtos estão disponíveis apenas para os profissionais da indústria, enquanto outros são produtos de venda ao cliente final. Aplicada sobre a fibra de vidro/pintura, os fabricantes destes produtos afirmam que os produtos geram um longo prazo de proteção na superfície, dando mais brilho, facilitando a limpeza e garantem a sua durabilidade. A durabilidade é afirmada em materiais de marketing e/ou na embalagem do produto. No entanto, a durabilidade dos produtos varia por fatores de desgaste externo, tais como produtos de limpeza, lavagem com escovas e outros acessórios de limpeza semelhantes. Era necessário medir a durabilidade em termos de ciclos de lavagem, a fim de ser capaz de quantificar a durabilidade em termos de longevidade do produto. 15 produtos internacionalmente conhecidos foram testados num ciclo de lavagem de carro manual simulado, em combinação com as medições do ângulo de contacto entre cada ciclo de lavagem, a fim de determinar a durabilidade de cada produto. As medidas do ângulo de contato foram utilizadas para determinar quantos ciclos de lavagem cada produto era capaz de aguentar. Este procedimento foi repetido até que não havia nenhum produto de proteção restante na pintura do carro ou fibra de vidro no painel.
Nesse ponto, o valor do ângulo de contacto tinha retornado para o valor do ângulo de contacto de referência. O número de ciclos de lavagem para cada produto poderia ser realizado, antes do valor de ângulo de contato voltar ao seu valor de referência, determinando a durabilidade do produto. Cada ciclo de lavagem expôs o produto testado tanto para o desgaste químico como para desgaste mecânico. Três diferentes tipos de produtos de limpeza que são comumente usados no carro/aplicações de limpeza marinhas foram usados no teste de desgaste químico como: um desengordurante à base de solvente, um desengordurante alcalino e um shampoo aniónico, foram usados como desgaste químico. O desgaste mecânico a partir da esponja de lavagem foi simulado utilizando BYK-Gardner Tester abrasão com uma esponja de lavagem como um material abrasivo. Os produtos foram aplicados no painel de acordo com as instruções de cada fabricante. Os produtos de limpeza usados no teste foram grandes marcas profissionais e não profissionais no mercado.
Painéis de ensaio em aço pintado para viaturas e painéis de teste de fibra de vidro/gelcoated sem qualquer produto aplicado, foram usados como painel de referência.
ID do produto | Produto (Empresa / nome) | País |
---|---|---|
10 | Cerâmica Pro 9H Revestimento Permanente | HKG |
12 | DITEC sistema de preservação Car | desconhecido |
11 | Jewel Ultra Diamondbrite | GBR |
3 | Lahega ToughGuard | ENG |
13 | Meguairs profunda Cristal Revestimento | EU |
2 | Meguiars final Cera Líquida | EU |
2 | Proteção da pintura Mr CAP FormulaU Car | ENG |
GCI | Mr CAP FormulaU Marinha Fiberglass Proteção | ENG |
4 | PPS Selante pintura | CAN |
6 | ProTech Longo protecção duradoura | MCO |
8 | Simoniz Original Wax | EU |
9 | Sonax premium Classe Nano revestimento de pintura | DAR |
5 | Swissvax Concorso | CHE |
GC2 | TC Nano Marinha fibra de vidro e vedação | DNK |
7 | Ziebart Diamante Gloss | EU |
Preparação
Painéis de ensaio em aço pintado
Aço laminado a frio (SS1142-32) foi utilizado para produzir 55 peças de painéis com uma espessura de 1,5 mm, com as dimensões de 100 mm x 300 mm. A espessura relativa, foi escolhida de modo a conseguir um painel de teste rígido. Os painéis foram limpos com 2-propanol (IPA) em ambos os lados, a fim de remover quaisquer resíduos oleosos de ação anterior. Todas as peças foram pintadas de um lado numa oficina de pintura automóvel creditada em conformidade com os padrões industriais utilizando tinta de carro Glasurit com flashrot VWLP3G – código de cores. Estes painéis de teste foram feitos para representar a pintura de um carro atual.
Todos os painéis de ensaio de aço de veículos pintados foram então preparados com um polidor orbital com 80 346 3M composto de polimento com o objectivo de tornar a superfície tão uniforme e suave quanto possível. Posteriormente, os painéis foram desengordurados com um desengordurante à base de solvente e um desengordurante emulsão enxaguado com água e, finalmente, lavado com um champô aniónico, de modo a remover o composto de polimento 3M. Os painéis foram então pulverizados com IPA e secou-se com ar comprimido, a fim de remover quaisquer contaminantes da água de lavagem. Os painéis de teste foram cuidadosamente embalados em plástico bolha, embalados em caixas e armazenadas até que o teste real começou.
Painéis de ensaio de revestimento de fibra de vidro
Painéis de teste foram preparados em gelcoat, com as mesmas dimensões que os painéis de ensaio de aço. Os painéis foram feitos de um molde de plástico com as dimensões aproximadas de 1,000 × 900 mm. Uma cera de libertação do molde foi aplicada ao molde antes da aplicação do revestimento de gel. A fibra de vidro utilizada foi Reichhold Norpol SVG Gelcoat no código de cor RAL 3020. Quando a camada de gel foi endurecida com um composto preparado a partir de uma esteira de fibra de vidro em pó ligado com uma densidade de 450 gramas por estava ligado numa matriz de Polilyte 440-M850. O composto foi aplicado em três camadas a fim de alcançar os painéis de ensaio rígidos, isto é, 100 x 300 mm. Estes painéis de teste foram feitos para representar a camada exterior de um barco em fibra de vidro.
Todos os painéis de ensaio de revestimento de gel foram então preparados com um polidor orbital com 80 346 3M, composto de polimento com o objetivo de tornar a superfície tão uniforme e suave quanto possível. Após a preparação, os painéis foram desengordurados com desengordurante à base de solvente e um desengordurante emulsão. Em seguida, enxaguado com água e, em seguida, lavou-se com um shampoo aniónico, de modo a remover o composto de polimento 3M. Os painéis foram então pulverizados com IPA e secou-se com ar comprimido, a fim de remover quaisquer contaminantes da água de lavagem. Os painéis de teste foram cuidadosamente embalados em plástico bolha, embalados em caixas e armazenadas até que o teste real começou.
Ciclo de lavagem
Um ciclo de lavagem foi definido da seguinte forma:
- Um desengordurante à base de solvente foi aplicado sobre a superfície durante cinco minutos. Após cinco minutos, a superfície foi cuidadosamente enxaguado com água desionizada.
- Um desengordurante alcalino foi aplicado à superfície durante cinco minutos. Após cinco minutos, a superfície foi cuidadosamente enxaguado com água desionizada.
- 20 ciclos (1 ciclo é constituído por um movimento de vaivém) de abrasão realizada num BYK-Gardner, Modelo A. Esponja de lavagem automática de reposição padrão foi utilizada com materiais abrasivos durante a abrasão. Uma esponja foi embebida continuamente com o shampoo do carro através de uma bomba, a fim de prevenir que a superfície se torne seca durante a abrasão.
Conclusões
12 dos 15 produtos têm uma durabilidade entre 1,2 a 2,6 ciclos de lavagem, que é bem abaixo da média de 4,1 ciclos de lavagem para os produtos testados em painéis de teste em aço pintado. 2 dos produtos foram testados em painéis teste de fibra de vidro. Os resultados variam muito entre o Nano TC2, tendo uma durabilidade de cerca de 1,5 ciclos de lavagem e MrCAP. FormulaU Ceramic Gelcoat proteção marinha mostrando uma durabilidade de pelo menos 14 ciclos de lavagem, uma vez que o teste foi terminado após 14 ciclos de lavagem e o produto ficou ainda ativo na superfície após 14 ciclos de lavagem.
A partir do gráfico de resumo, 3 produtos destacam-se no teste em termos de durabilidade. Estes são: MrCAP FormulaU Ceramic Car Paint Protection, MrCAP FormulaU Ceramic Marinha Fiberglass Protection e PPS paint sealeant. No entanto, o resultado varia entre estes 3 também. PPS tem durabilidade de cerca de 9 ciclos de lavagem e MrCAP FormulaU Ceramic pintura do carro da Protecção e Mr CAP FormulaU Ceramic Gelcoat proteção marinha tem uma durabilidade de pelo menos 14 ciclos de lavagem. O teste foi terminado após 14 ciclos de lavagem, e os dois produtos ficaram ainda ativos
Instituto SP de Pesquisa Técnica da Suécia
SP Química, Materiais e Superfícies – materiais e tecnologia de superfície